"O professor medíocre expõe. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grade professor inspira." (William Arthur Ward)
JOGOS, BRINQUEDOS E A EDUCAÇÃO
Ultimamente muito se tem falado da importância do brincar na escola, porém, muito mais do que simplesmente levar o brinquedo para a sala de aula, é importante conscientizar os professores sobre a importância dos jogos e suas contribuições para o desenvolvimento infantil dentro de um panorama social, afetivo, cultural, histórico e criativo. Antigamente as crianças brincavam nos quintais, subiam em árvores, corriam, pulavam. Os pais se reuniam com os vizinhos à frente de suas casas contando seus "causos" enquanto os pequenos escondiam-se um do outro, pegava suas “bolinhas de gude”, as “Cinco Maria” e, exaustos de mais um dia, entravam para suas casas desfrutando de mais uma noite de sono tranquilo.
Dessa forma, o desenvolvimento global de uma criança ocorria naturalmente, ela conhecia os limites do seu corpo, interagia socialmente, sua criatividade era estimulada e suas história perpetuada.
No entanto, com o advento das novas tecnologias, muitas crianças passaram a ficar trancafiadas em suas casas, isoladas, frente aos seus tem falado da importância do brincar na escola, porém, muito mais do que simplesmente vídeos-game, sedentárias. Apareceram novas oportunidades de trabalho para as mães, no lugar das casas apareceram os prédios, as árvores foram derrubadas, os quintais sumiram e a sociedade começou a se modificar.
Percebeu-se, no entanto, que as crianças ao entrarem nas escolas não tinham mais noção de lateralidade, esquema corporal, percepção visuais, entre outros aspectos tão importantes e necessários para o início da alfabetização.
Vários pesquisadores mostraram preocupação em compreender o motivo de tal fato e, segundo afirma a pedagoga Tânia Ramos Fortuna, que dirige o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os resultados apontaram para a diminuição do brincar da criança, o que é algo preocupante, pois um dos indicadores do bem estar da criança, ao lado da higiene, alimentação e sono, é o brincar.Pense nisso!
Dessa forma, o desenvolvimento global de uma criança ocorria naturalmente, ela conhecia os limites do seu corpo, interagia socialmente, sua criatividade era estimulada e suas história perpetuada.
No entanto, com o advento das novas tecnologias, muitas crianças passaram a ficar trancafiadas em suas casas, isoladas, frente aos seus tem falado da importância do brincar na escola, porém, muito mais do que simplesmente vídeos-game, sedentárias. Apareceram novas oportunidades de trabalho para as mães, no lugar das casas apareceram os prédios, as árvores foram derrubadas, os quintais sumiram e a sociedade começou a se modificar.
Percebeu-se, no entanto, que as crianças ao entrarem nas escolas não tinham mais noção de lateralidade, esquema corporal, percepção visuais, entre outros aspectos tão importantes e necessários para o início da alfabetização.
Vários pesquisadores mostraram preocupação em compreender o motivo de tal fato e, segundo afirma a pedagoga Tânia Ramos Fortuna, que dirige o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os resultados apontaram para a diminuição do brincar da criança, o que é algo preocupante, pois um dos indicadores do bem estar da criança, ao lado da higiene, alimentação e sono, é o brincar.Pense nisso!
Elaborado por Susana Felix Paes Corrêa Leite. Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Bertioga. Pedagoga, Psicopedagoga Clínica Institucional. Proprietária do Grupo Professores Solidários.
Parabéns pelo seu blog Simone... Está ficando lindo e informativo!
ResponderExcluirAbraços
Karine